Posted at 12.17.2018
Para avaliar a dor em recém-nascidos e lactentes, os neonatologistas usam a escala NIPS (escala de dor neonatal / infantil). Inclui os seguintes indicadores:
Acredita-se que o resultado da escala NIPS atingir o nível de 3 pontos indica a presença de dor no lactente. A intensidade máxima da dor neonatal pode ser de até 7 pontos.
Se um recém-nascido tiver dor (3 pontos ou mais na escala NIPS), é necessário estabelecer a causa do desconforto e reduzi-lo. Para este propósito, você pode tentar mudar fatores ambientais e influências externas (iluminação, ruído interno, temperatura do ar, troca de fraldas, beber, comer, chupar chupetas, etc.).
O chamado estado de dor de um recém-nascido deve ser avaliado 5 minutos após a medicação para a dor primária. Se a gravidade da dor for mantida em 3 pontos ou mais, são prescritos analgésicos autorizados.
Existem outras escalas para avaliar a dor em recém-nascidos, em particular a escala PAIN (avaliação da dor em recém-nascidos). No trabalho de D. Hudson-Barr, que avaliou a escala de PAIN modificada em comparação com NIPS, verificou-se que, em um grupo de 196 neonatos, o coeficiente de correlação para ambas as escalas foi de 0,93 (extremamente alto).
Holsti sugere o uso de um sistema de indicadores comportamentais de dor em bebês, que recebeu o nome abreviado de BHP (indicadores comportamentais da dor infantil). A escala da PBH combina a avaliação do sono / vigília, 5 indicadores faciais e 2 ações com membros superiores. Sono profundo, sono ativo, sono superficial e vigília ativa como indicativo de um estado de conforto relativo são designados como 0 pontos. Chorar corresponde a 2 pontos (pontuação máxima). Os movimentos da musculatura facial e dos braços são classificados em 1 ponto.
Recentemente, a IL Hand propôs uma escala de avaliação da dor em recém-nascidos, chamada COVERS (uma abreviação que consiste nas primeiras letras chorando, necessidade de oxigênio, sinais vitais, expressão, repouso, estresse de sinalização) e baseada em seis sinais fisiológicos e comportamentais. / p>